Na Finplan, você pode se deparar com lançamentos incorretos no seu extrato e se perguntar como corrigir o extrato das contas.
Para resolver, é importante entender o que é o Extrato e quais os possíveis ajustes.
O que é o Extrato?
Para saber como corrigir o extrato, é preciso compreender seu funcionamento.
O extrato é a lista de entradas e saídas de uma conta que afeta seu respectivo saldo.
Dentro do extrato você encontrará:
- Receitas
- Despesas
- Transferências de entrada ou saída
- E o saldo inicial cadastrado na conta
E os registros citados são feitos por você, e também podem ser alterados.
Diferença entre extrato total e extrato de uma conta
Na Finplan, existem duas telas com informações distintas sobre o extrato:
- Tela de Saldos das Contas: que exibe o extrato e o saldo total na sua moeda configurada.
- Tela de Detalhes da Conta: que exibe detalhes das informações e extrato da conta cadastrada e selecionada, permitindo editá-la.
Detalhes de um lançamento no Extrato
Quando você seleciona uma transação no extrato, visualiza mais detalhes da transação e duas opções:
- Editar
- Excluir
Se a transação possuir recorrência ou outros lançamentos atrelados, você pode editar ou excluir em lote, ou apenas o registro individual.
Opções para corrigir o Extrato das contas
Existem diferentes opções de correção do extrato. Entre os possíveis ajustes são:
- Editar informações da transação, como a Descrição, Valor, Data e outros;
- Confirmar transações que estão pendentes para aparecerem no extrato;
- Registrar uma nova transação que está faltando;
- Excluir uma transação para corrigir o extrato da conta;
Desta forma, o seu extrato poderá se igualar ao extrato real do seu banco.
Se estiver com mais dúvidas sobre o funcionamento do extrato, conte com a equipe da Finplan que está a sua disposição!